Papo de escritor

Papo de escritor

julho 24, 2016

Hoje o papo de escritor é com o escritor Jey Leronardo. Dono do perfil @escritosmeu.



Jey Leonardo, 25, paraibano, estudante de Relações Públicas. Começou a escrever em 2010 quando saiu da casa dos seus pais e foi morar em república, passando por experiências que te fizeram querer desabafar de alguma maneira, na qual acabou optando pela escrita.
Iniciando no Twitter no mesmo ano, com pouco tempo acumulou admiradores, dentre eles alguns famosos, que foi o ponto de partida para que ele expandisse um pouco mais desse meu lado. O que posteriormente resultou no convite para lançar o seu primeiro livro, que aconteceu em abril de 2016.
Hoje ele é acompanhado por milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e pretende continuar escrevendo e fazendo do seu sonho, o ponto de partida para o sonho de tantas outras pessoas

1. Qual o livro mais marcante que já leu até hoje?
Foram diversos. Se for limitar apenas em um, acredito que estarei sendo injusto. Por isso vou citar os autores que mais aprecio, pois assim abrange mais o universo que gosto de me aventurar. Bem, sou leitor assíduo de Nicholas Sparks, Edgar Allan Poe e ainda gosto de Charles Bukowisk.

2. Houve um momento em que você percebeu que seu destino era ser escritor?
Olha, eu comecei a escrever por identificar na escrita uma forma de válvula de escape. E por ser sempre antenado às tecnologias, nunca utilizei o papel e caneta quando iniciei meu processo criativo. Fui direto pro computador, redes sociais. E a partir daí as coisas foram acontecendo naturalmente... Mas confesso que não tinha pretensões literárias. E quando percebi a proporção que as minhas palavras vinham tomando, notei que poderia ser algo sério.

3. Há alguma atividade cotidiana que pode ter levado você a querer contar histórias? Qual/quais?
Geralmente a atividade que me faz querer contar histórias e que me inspira é a vida. Escrevo sobre o que sinto e também costumo expressar as percepções que tenho sobre o que vejo em outras pessoas, baseando-me no que elas vivem.

4. Como surgem ideias para escrever um livro?
Acredito ser uma pergunta bastante complexa. Eu só tenho um livro, que inclusive foi publicado recentemente, e para ser sincero não consigo encontrar uma explicação lógica que defina a forma como a trama surgiu em minha cabeça. Eu só sei que pensava em tudo e ia pouco a pouco escrevendo, criando.

5. No começo da sua carreira de escritor, que tipo de escrita/ livro te influenciou? E agora?
Os livros de romance do Sparks. Eu o considero inspirador.

6. Que dicas daria para quem está começando a escrever um livro?
Que escreva. Mesmo que diante de dificuldades e bloqueios criativos, que eventualmente surgirão, mas escreva. Sem pressa ou pressão. Respeitando o seu tempo. Quando estiver pronto, será algo memorável. Independentemente do que possam pensar sobre isso, pois acredito que tudo aquilo que fazemos com coração, vale a pena. E muito!

7. Quais são os seus autores favoritos?
Nicholas Sparks, Edgar Allan Poe, Augusto dos Anjos, Zíbia Gasparetto e Charles Bukowisk.

8. Quanto tempo demora para escrever um livro?
Acho que não existe um tempo limite. Isso depende muito de escritor para escritor. Como disse anteriormente, até hoje escrevi apenas um. Demorei cerca de um ano.

9. Quais são os seus planos? Próximo projeto?
Lançamos o "Talvez não seja tarde" e foi um marco não digo nem na vida profissional, mas em termos pessoais. Uma realização, sonho materializado. Momento delicioso de se viver. E já tenho editoras interessadas em próximos projetos. Já tenho um outro livro em processo de finalização e muito em breve decidirei sobre os termos de publicação para ele. Mas asseguro que vem muita coisa boa por aí! rs

10. Gostaria de dizer algo para os leitores do blog?
É sempre maravilhoso encontrar pessoas que desfrutam de um universo tão encantador como o da literatura. Aos leitores do blog, eu deixo a mensagem que sempre leiam e escrevam. Não há nada melhor que isso! Viajar por tantos mundos e sem gastar fortunas, isso é fabuloso! Agradeço desde já o convite para essa entrevista e peço que você, Karine, continue com esse trabalho sensacional de expandir ainda mais o propósito literário por todos os cantos. Gratidão e sucesso. Sempre!


Você pode gostar também de:

0 comentários