Papo de escritor

Papo de escritor

julho 02, 2016

Papo de escritor com a escritora Juane Vaillant.



Juane Vaillant é capixaba e formada em rádio e TV.Autora do livro " O mundo de cá", faz parte do coletivo de articulação cultural Assédio Coletivo. Já estudou e trabalhou com cinema, teatro, canto e produção cultutal.


1. Qual o livro mais marcante que já leu até hoje?
Se eu respondesse qualquer outra coisa que não fosse "Harry Potter" eu estaria mentindo. Eu li o livro aos 10 anos
e o fato de ser uma sequencia, fez com que essa história me acompanhou até os 18. Acho que o principal é que além
do formato ser literatura fantástica - meu estilo favorito. -, é uma história sobre amisade e perdão. Citando C.S.Lewis,
não existe melhor forma de refletir sobre a nossa sociedade do que transportando para outra realidade.

2. Houve um momento em que você percebeu que seu destino era ser escritor?
Eu digo a todos que no fundo, sou uma contadora de histórias. Eu escrevo. E muito. Quase todos os dias. Mas eu conto
muita história. E faço isso também através da fotografia, do teatro e do audiovisual. Todas são plataformas para se contar histórias.
Mas, levando em concideração que a profissão de esritora é onde eu fico mais livre para contar minhas histórias, sim, eu
sempre soube. Só não sabia se poderia fazer só isso ou se teria que trabalhar com outras coisas.

3. Há alguma atividade cotidiana que pode ter levado você a querer contar histórias? Qual/quais?
Eu tenho asma.É importante dizer isso, porque isso leva ao fato de eu ler bastante. E também brincar bastante com bonecas,
barbies, forte apache, lego... Eu era sempre a pessoas que tinha as ideias da hora das brincadeiras e isso não mudou até hoje.
Mas eu também observo muito. Tudo. Sou mito desastrada e acho que isso está relacionado ao fato de estar sempre pensando
em coisas que não fazem parte da realidade concreta.

4. Como surgem ideias para escrever um livro?
Esse livro em questão é peculiar porque, sendo de contos, vieram por várias formas. Eu tenho um blog, o boas de prosa, onde escrevo regularmente e alguns vieram de lá. Minhas ideias vieram muito de sonhos também. Tem um conto inclusive que se chama "Sonhei com a gruta". Tudo que eu fiz foi acordar a escrever. O inconsciente me deu tudo. Mas dai juntar todas essas ideia e fazer um livro, foi outra história. Eu tinha um livro gigante escrito e eu não conseguia publicar. Então pensei em começar com um de contos, que seria mais barato e também com um público alvo maior. Acho que foi a melhor escolha.

5. No começo da sua carreira de escritor, que tipo de escrita/ livro te influenciou? E agora?
Eu fui muito influenciada por literatura de fantasia do inicio. E por escritores europeus principalmente. Era o que mais chegava,
afinal. Então além da J.K, Tolkien, C.S.Lewis, Marion Zimmer Bradley, Bernard Cornwell, Anne rice... Mas com o passar do tempo
fui abrindo os olhos para escritores brasileiros e latinos, no gênero ou não. Hoje gosto muito de escritores que tragam questões
sociais em sua obra. Se além disso se passar em um ambiente fantastico, melhor ainda. A pouco tempo comecei a ler o Cortaza
e a Chimamanda Ngozi Adichie. Estou devorando e super indico.

6. Que dicas daria para quem está começando a escrever um livro?
Falar pra ler é básico. Se a pessoa não ler muito, além de perder muitas reflexões ótimas que poderiam acrescentar muito,
corre o risco de achar que uma ideia "o.k." é uma ideia gênial. Ai você conta pra alguém ou coloca online e descobre que
sua "grande sacada" já foi feita por mil outros autores. Mas outra coisa é: esreva sempre. Tudo. No bloco de notas ou em um caderninho, tanto faz. O importante é anotar. Frases que vem a cabeça, coisas que observou, descrever um lugar que viu... Isso vai treinando seu olhar para o mundo.

7. Quais são os seus autores favoritos?
Eu tenho esses mesmos autores favoritos há anos. Adicionei vários a lista e mesmo assim esses ainda são o topo:
J.K.Rowling, Machado de Assis e Eduardo Galeano. Cado um ao seu modo, me influenciou na maneira de escrever - e pensar.

8. Quanto tempo demora para escrever um livro?
Isso depende muitooooo. Meu projeto de livro antes desse, eu fiquei seis anos e agora resolvi que vou deixar ele quieto
por um tempo. Já meu livro publicado " o mundo de cá", eu tinha uns 5 contos escritos e os outros 10 eu escrevi em dois meses.

9. Quais são os seus planos? Próximo projeto?
Eu estou trabalhando em microcontos agora, além de continuar com o blog. Mas estou com um projeto enorme,
que será um romance de literatura fantastica. Está me exigindo muita pesquisa e paciência, mas vai rolar.

10. Gostaria de dizer algo para os leitores do blog?
Gostaria de dizer que acompanhar um blog de literatura é uma coisa linda. Nunca deixem de fazer isso. E pra você: Parabéns
pela iniciativa, Em um momento onde a cultura está sendo vista como superfula, essa é uma grande resitência.

Você pode gostar também de:

0 comentários