Resenha

Eu Estive Aqui

setembro 29, 2016


Resenha feita pela Chis ❤

Título: Eu Estive Aqui
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Classificação: 5/5 ❤ Favorito

       
 💛Setembro Amarelo💛

SINOPSE

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo… Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo… e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Coby e Meg são amigas desde a infância. Uma conhece tão bem a outra que juntas dividem um sonho, estudarem juntas em uma cidade grande. Meg conseguiu ir para a faculdade, já para Coby, as coisas não são tão fáceis. Ela fica presa na sua cidade, fazendo faxinas em casas de gente rica para conseguir algum dinheiro. Coby não conhece o pai e sempre teve problemas de relacionamento com a mãe.
Coby acredita que a amiga está vivendo grandes aventuras na cidade grande, porém ela recebe um e-mail suicida de Meg. Coby não acredita que a sua melhor amiga, aquela no qual acreditava conhecer desde sempre, se suicidou sem maiores explicações e o pior é que Coby se sente culpada por não ter percebido que Meg tinha planos suicidas.


Posso dizer que o livro me cativou do começo ao fim. Por não se tratar de um romance propriamente dito, nem de um drama cansativo. Cody não é a garotinha popular que se apaixona pelo cara gato da banda e nem procura chamar atenção das pessoas ao seu redor, ao contrário, ela procura sempre ficar no seu lugar. Outro ponto é que a menina poderia ter uma vida comum de adolescente, indo em festas, namorando e saindo com suas amigas. Porém, a vida de Cody parece com de um adulto fadado da vida, pois uma de suas únicas ocupações é procurar motivos para a amiga ter se matado e aceitando que sua vida depois da morte de Meg ficou pior do que já era.

Quanto à morte de Meg, achei super interessante a colocação do motivo no qual ocorreu o homicídio. Gayle aproveitou o contexto e falou sobre doenças psicológicas e como elas podem acabar com uma vida, juntamente com influencias da internet e de pessoas que conhecemos por ela. Quando assisti o filme "Se Eu Ficar" imaginei que a narrativa de Eu Estive Aqui fosse um tanto parecida, com sofrimento, perdas e um frenesi de emoções. Mas foi um tanto calma e contagiante, daqueles livros que você fica com gostinho de quero mais e esperando que não termine tão cedo.

“Você tinha um monte de pedras nas mãos, então resolveu limpá-las, deixá-las bonitas e fez um colar. Meg ganhou um colar de jóias e se enforcou com eles.” – Tricia

     Nunca havia lido nada de Gayle Forman, e acabei me surpreendendo com a envolvência que essa autora criou em seu enredo. "Eu Estive Aqui" é o  típico livro que te conquista nas primeiras páginas e lhe faz se emocionar no final.

     Trata-se de uma obra extremamenteintensa; tão concreta e real que é impossível interromper a leitura ou parar de pensar sobre o assunto. Ela buscou um tema muito legítimo da atual sociedade e bem relevante: a depressão e o suicídio, e demonstrou todas a problemáticas que essa doença ou atitude pode gerar.


“Meg era minha melhor amiga e eu achei que nós fôssemos tudo uma para outra. Achei que contássemos tudo uma para a outra. Mas, no fim das contas, eu não a conhecia nem um pouco… Como pode acreditar que alguém é a pessoa mais bonita, incrível e simplesmente a criatura mais mágica que já conheceu, quando, no fim das contas, ela estava sofrendo tanto que precisou beber um veneno que rouba o oxigênio das células até o coração não ter outra escolha senão parar de bater?” – Cody

Meg desistiu de viver, procurou a solução mais fácil. Porém Coby não consegue entender porque ela fez isso. Meg era inteligente, popular e amada por todos. Porque essa vida não bastava para Meg? Procurando saber o que levou a Meg se suicidar, Coby começa uma série de investigações e descobre coisas imagináveis sobre a amiga. No caminho ela conhece Ben McCallister, um jovem lindo e cantor que teve um envolvimento com Meg, ele se sente culpado pela morte da garota também, pelas coisas que disse a ela.

Eu não devia ter deixado você ir embora. Devia ter dito alguma coisa ontem, mas foi intenso para mim também, e você me deu medo, Cody. Você me dá bastante medo.” – Ben

Eu Estive Aqui me surpreendeu de várias maneiras, tentei imaginar vários motivos que levaram Meg a se suicidar, mas não passou pela minha cabeça o que realmente aconteceu com ela. A forma como Meg planejou tudo antes do suicídio foram uma das coisas que mais me chocou, de forma fria e calculista ela programou e-mail para todas as pessoas que amava que ela estaria morta em um motel. O que me levou a pensar que não poderia se tratar de um suicídio, mas sim assassinato.

Entrelaço meus dedos nos dele e começamos a andar. Rumo ao meu passado. Rumo ao meu futuro.

Termino dizendo que vocês devem ler sim, Eu Estive Aqui não é só um romance, é uma história que nos traz o suicídio não como um crime, mas como um mal que deve ser discutido e combatido. Suicídio não é "coisa da sua cabeça". É tão real como o ar que respiramos. Simplesmente leiam.

Beijos literário. 

Você pode gostar também de:

0 comentários