Papo de escritor

Papo de escritor

agosto 31, 2016

Olá meus leitores! Tudo bem ?

Hoje o nosso papo de escritor é com o escritor Gustavo Lacombe.






Gustavo Lacombe,carioca e tem 26 anos. Formado em Jornalismo pela UFRJ e agora cursa Produção Editorial pela mesma instituição. Começou a escrever com 15 anos no meio de uma aula de biologia. Hoje escreve por necessidade. Sonha em construir uma carreira, o que faz dia após dia em suas redes sociais e suas ideias que vem ganhando corpo. Acredita no Amor bonito, por mais que o Amor tenha várias facetas nem tão bonitas assim. Se inspira com o que ler, ouve e vive - ou queria ter vivido.







1. Qual o livro mais marcante que já leu até hoje?
Acho difícil escolher um. Quando eu vou falar de livro eu sempre cito Harry Potter porque foi a saga que me fez despertar para a leitura, independente qual seja ela.

2. Houve um momento em que você percebeu que seu destino era ser escritor?
Quando nada mais deu certo. Quando eu formei sem emprego, quando o retorno vindo das redes sociais me estimulou, quando a venda de livros foi suficiente pra eu me manter e quando eu realizei que queria escrever pra sempre. Pode parecer cruel, mas eu sempre disse que virei escritor porque nada mais deu certo. Pelo menos alguma coisa deu.

3. Há alguma atividade cotidiana que pode ter levado você a querer contar histórias? Qual/quais?
Ouvir músicas! A música é sempre uma história. O texto também, mas não precisa fazer a melodia. Como eu também componho, uma hora passou a ser "mais fácil" não fazer a melodia e só brincar com as palavras num texto.

4. Como surgem ideias para escrever um livro?
Ah, essa pergunta é difícil. O terceiro livro é um projeto antigo, o "Depois da Meia Noite". Vou abordar assuntos mais picantes. Mas os romances vieram de histórias que ouvi, de músicas, de uma percepção da realidade. É bem difícil mesmo responder isso porque eu não lembro exatamente onde tive as primeiras ideias, apenas que elas já estão aqui comigo esperando para serem escritas.

5. No começo da sua carreira de escritor, que tipo de escrita/ livro te influenciou? E agora?
Machado me influenciou pelo modo como ele conduz uma narrativa. Depois veio a mágica da sequencia de Harry Potter. Quando descobri as crônicas, Carpinejar e Martha também vieram ocupar um lugar bonito aqui. Sendo que posso citar Luis Fernando Veríssimo e Gabriel Garcia Marquez como outros grandes autores que li. Estou lendo agora um livro do Xico Sá e outro do Nelson Rodrigues e tenho tentado apreender bastante da escrita e forma de pensar deles. Acho que a literatura é um pouco isso de beber de várias fontes e depois se tornar a sua própria.

6. Que dicas daria para quem está começando a escrever um livro?
Não desista. É bem difícil no começo, mas acho que quando você tem um sonho ele sempre vale a pena. É preciso pensar direitinho no que se quer escrever e, principalmente, se aquilo é relevante. Se for, mete a cara e busca.

7. Quais são os seus autores favoritos?
Todos os já supracitados e posso falar de John Green também.

8. Quanto tempo demora para escrever um livro?
Acho que um projeto demora no mínimo uns 9 meses até virar livro. Ou mais.

9. Quais são os seus planos? Próximo projeto?
O projeto próximo é o Depois da Meia Noite. Mas também tem o "As cartas que eu não mando" e o "Eu nunca sonhei com você", dois romances que estão na cabeça e precisam ganhar corpo e vida.

10. Gostaria de dizer algo para os leitores do blog?
Obrigado por me lerem, por me conhecerem e espero que gostem do que encontrarem daqui pra frente. Ler é fundamental em todas as etapas da Vida. Mais que um hábito, é uma necessidade. Continuem lendo sempre e não desistam dos seus sonhos, - sejam eles quais forem.


Abraços literários e até o próximo post! 😘😘😘

Você pode gostar também de:

2 comentários

  1. Adorei seu blog, gostei do autor.♡
    Te seguindo como Art of life and books, segue o meu blog, tem muita coisa boa.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, Karine Alves! Me senti "em casa" aqui no seu blog!!!

    ResponderExcluir