Papo de escritor

Papo de Escritor - Isabella Mariano

março 03, 2018


Olá meus leitores! Tudo bem ?


Hoje o nosso papo de escritor é com a escritora Isabella Mariano. 

Isabella Mariano, capixaba. Formado em Jornalismo pela UFES e atualmente cursa o Mestrado em Comunicação e Territorialidades pela mesma instituição. Colabora com alguns sites online como o Boas de Prosa (literatura), que criou  junto a uma amiga, e o Séries por Elas (entretenimento), mas também trabalha profissionalmente na área do jornalismo online e cultural. Também faz parte do corpo editorial da revista literária independente Trino. Já trabalhou com rádio e também atua na área de design editorial e diagramação. Além disso, volta e meia ministra oficinas sobre escrita criativa por aí. Lançou  dois livros de poemas: o "gotas" (2013) e "Cortes Lentos" (2015). 







1. Qual o livro mais marcante que já leu até hoje?



Um livro que me marcou bastante quando eu li foi "O Dia do Coringa", porque eu era adolescente e estava começando a entrar no mundo da leitura. Acho que foi o primeiro livro que me fez viajar para outros lugares e perceber que o universo da leitura era o meu universo.

 2. Houve um momento em que você percebeu que seu destino era ser escritor?

Eu comecei a escrever ainda muito nova, devia ter meus 14 anos. Na época, não passava pela minha cabeça que um dia eu também poderia ter meu nome na capa de um livro, como acontecia com meus escritores favoritos. Não sabia que isso era possível. Escrevia porque me fazia bem, era meu jeito, e ainda é, de me manter sã. Quando eu publiquei meu segundo livro - que foi meu primeiro com uma editora - eu comecei a perceber que as pessoas estavam conhecendo meu trabalho melhor e isso me fez admitir que sim, sou uma escritora.



 3. Há alguma atividade cotidiana que pode ter levado você a querer contar histórias? Qual/quais?

Eu sempre fui uma pessoa que pensa muito e sente demais tudo o que acontece. Hoje eu sei lidar bem com esse meu jeito, mas quando eu era adolescente era muito difícil administrar todas essas sensações. O pior era que eu pensava que as outras pessoas não experimentavam as mesmas emoções que eu, então achava muito difícil encontrar alguém que me entendesse. Eu me sentia incompreendida, apesar de ter tido amigas que me ouviam bastante. Então a escrita foi meu refúgio pra tudo isso, minha válvula de escape. Acho que isso não mudou hoje em dia.


 4. Como surgem ideias para escrever um livro?

Eu escrevo sobre o que vivo, sobre o que sinto e sobre o que acredito e quero defender. Imagino que esse processo é semelhante para muitos escritores. Mesmo que uma história seja puramente ficcional, ali haverá parte de mim, seja do que vivi, do que senti ou do que acredito. Acho que quem escreve não tem como fazer de outro jeito.



5. No começo da sua carreira de escritor, que tipo de escrita/ livro te influenciou? E agora?


Ainda estou nesse começo e espero nunca perder esse desejo de aprender que é característico de nós, iniciantes. Um autor que me influenciou e continua influenciando é Paulo Leminski. Cito também a poeta Ana Cristina Cesar. Os dois são grandes fontes de inspiração para os meus poemas.


 6. Que dicas daria para quem está começando a escrever um livro?

A minha dica seria: não se preocupe demais com o final desse livro, seja de poemas, contos ou um romance. Aproveite o caminho. O melhor de escrever é justamente o momento em que se escreve, em que uma história nasce ou um poema vem ao mundo. Viva o processo de escrever, não deixe que seja uma tarefa pesada. Aproveite esse momento, porque ele é único.


 7. Quais são os seus autores favoritos?

Na área de poemas, sou apaixonada por Paulo Leminski e Ana Cristina Cesar. Cito também Sergio Blank e Caê Guimarães, escritores do Espírito Santo. Na prosa, sou muito fã de Chuck Palahniuk e Stieg Larsson. Eles sabem bem como escrever uma história.


 8. Quanto tempo demora para escrever um livro?

Se for de poemas, já escrevi em poucos meses. Agora, decidi começar a escrever um romance, uma história longa, e devo terminar daqui uns bons anos hahaha


 9. Quais são os seus planos? Próximo projeto?

Estou pensando em publicar um livro de poemas no próximo ano, mas não tenho certeza.


10. Gostaria de dizer algo para os leitores do blog?

Continuem acompanhando o Blog da Kah, porque essa menina é incrível e é apaixonada pelo que faz.




Abraços literários e até o próximo post! 😘😘😘



Você pode gostar também de:

1 comentários

  1. Fiquei apaixonada Kah, parabéns princesa, e admiro muito a Isabella 😍😍😍

    ResponderExcluir